BLOG CONEX

Bem-vindo ao Blog CONEX, sua fonte de informação sobre o mercado internacional.

Empreendedorismo Social: Aliando o Lucro ao Impacto Social

Empreendedorismo Social: Aliando o Lucro ao Impacto Social

Empreender, de uma forma geral, buscar criar soluções “fora da caixa”, inovadoras, voltadas para a resolução de um problema. O empreendedorismo social além de utilizar dessas soluções trabalha com agendas ligadas a problemas socioambientais, como a redução do impacto ambiental, melhorar o acesso a educação, saúde, entre outras políticas sociais. A expressão foi usada pela primeira vez na segunda metade do século XX nos Estados Unidos.

Segundo dados lançados em 2017 sobre negócios de impacto socioambiental, pela Pipe, cerca de 62% das empresas com objetivo social obtiveram algum tipo de lucro. O empreendedor social pode buscar o impacto e a mudança da realidade e não necessariamente abrir mão do lucro, mas a força motriz deve ser a empatia e vontade de mudar a realidade do próximo.

Geralmente, essas ações buscam ter impacto duradouro, por exemplo, ao invés de arrecadar fundos para alimentar pessoas em situação de rua, empregar essas pessoas para que possam realinhar suas vidas. Como já mencionado, a capacidade de se colocar no lugar do próximo se torna fundamental, visto que esse tipo de empreendedorismo visa a melhoria de um problema social.

Essa forma de empreender tem ganhado espaço porque consegue se alinhar com o propósito social de ter certa responsabilidade com a realidade a sua volta e ainda conseguir lucro, aliado do prazer de ajudar o próximo e estar fazendo a diferença.

Autor: Augusto Gorgen – Técnico de Gestão de Pessoas

Imagem: Hit Radar


Referências:

5 exemplos de empreendedorismo social no Brasil. Disponível em: <https://meusucesso.com/artigos/empreendedorismo/5-exemplos-de-empreendedorismo-social-no-brasil-173/ >. Acesso: julho/2018.

Empreendedorismo social: é possível? Disponível em:< https://redacaonline.com.br/como-fazer-uma-redacao-nota-1000-para-o-enem/tema-de-redacao-empreendedorismo-social-e-possivel/ >. Acesso: julho/2018.

Empreendedorismo social: propósitos em equilíbrio com os negócios. Disponível em: <http://blog.sebrae-sc.com.br/empreendedorismo-social/ >. Acesso: julho/2018.

O QUE É EMPREENDEDORISMO SOCIAL? Disponível em: http://www.atitudessustentaveis.com.br/artigos/o-que-e-empreendedorismo-social/ >. Acesso: julho/2018.

Add comment