BLOG CONEX

Bem-vindo ao Blog CONEX, sua fonte de informação sobre o mercado internacional.

A Importância do Mercado Asiático Para as Exportações Brasileiras do Agronegócio

A Importância do Mercado Asiático Para as Exportações Brasileiras do Agronegócio

A Ásia detém cerca de 60% do mercado mundial, com destaque para os países China, Japão, Coréia do Sul, Índia e Indonésia, que se consolidaram como consumidores fortalecidos dessa região. Nos últimos meses, o continente foi o principal consumidor dos produtos agro brasileiros, tendo um papel relevante no desempenho exportador do setor.

O comércio, sobretudo com a China e recentemente com a Índia, fez com que o continente asiático tornar-se o principal destino das exportações agro brasileiras. Dentre os produtos exportados, estão especificamente: carnes (bovinas, suínas e de aves), soja, açúcar e produtos florestais. O Ministério da Agricultura ressalta que as exportações da soja cresceram 16,8% e das carnes no geral cresceram 9,2% em relação ao ano anterior.

Dois especialistas brasileiros em questões globais do agronegócio, Marcos SawayaJank (representante da Agência para o Programa de Acesso a Mercados do Agronegócio e Alimentos – PAM-Agro)  e Augusto Castro (gerente executivo da Agência brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil), ressaltaram a importância da presença do Brasil no mercado asiático. No entanto, o país precisa buscar reconhecimento e provar a qualidade de seus produtos diante do cenário em que encontram-se, devido aos escândalos recentes referentes às carnes brasileiras.

Consequentemente, o agronegócio brasileiro ainda tem por responsabilidade impulsionar os superávits comerciais do país, destacando as exportações de commodities para mais de 200 países. Porém, ainda que nos últimos anos um crescimento moderado tenha ocorrido no âmbito das exportações para a Europa e para a América do Sul, o Brasil precisa (ainda) participar de forma mais ativa dos mercados dinâmicos da Ásia, pois estes são considerados os mercados do futuro.

Autor: Matheus Mizuta

Imagem: Sascha Sturm


Referências:

EXPORT NEWS. Ásia é o mercado com maior potencial para exportações do agro brasileiro. Disponível em: <http://www.exportnews.com.br/2017/08/asia-e-o-mercado-com-maior-potencial-para-exportacoes-do-agro-brasileiro/>. Acesso em: 04 ago. 2017.

PORTAL BRASIL. Exportações do agronegócio chegam a US$ 8,7 bilhões em março. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2017/04/exportacoes-do-agronegocio-chegam-a-us-8-7-bilhoes-em-marco>. Acesso em: 04 ago. 2017.

ADAMI, Andreia. Cresce a importância da Ásia como destino do Agronegócio Brasileiro. Disponível em: <http://www.cepea.esalq.usp.br/br/opiniao-cepea/cresce-importancia-da-asia-como-destino-do-agronegocio-brasileiro.aspx>. Acesso em: 04 ago. 2017.

Add comment