BLOG CONEX

Bem-vindo ao Blog CONEX, sua fonte de informação sobre o mercado internacional.

O Arroz Brasileiro com Foco na Exportação

O Arroz Brasileiro com Foco na Exportação

A Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) estabeleceram no início do segundo semestre de 2017, os mercados que serão potenciais alvos para a exportação da indústria brasileira de arroz. Os dados para a escolha dos países de interesse foram determinados pelo projeto “Brazilian Rice” – iniciativa entre ambos os órgãos também – que tem por finalidade promover o cereal brasileiro em âmbito internacional. Esse projeto visa realizar ações no mercado externo voltados para esse ramo como: missões comerciais, feiras, rodadas de negociação, capacitação empresarial e abordagens para abertura de barreiras, com o apoio de empresas associadas e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. (Apex Brasil, 2017).

Após a escolha dos países, os mesmos foram divididos estrategicamente para que possam suprir as necessidades do presente mercado e impulsionar a indústria do arroz comercialmente, e consequentemente, fazer com que a exportação seja realizada com eficiência. Assim sendo, estes foram separados em dois grupos – 1º Promoção Comercial: Estados Unidos, Peru, Arábia Saudita, Panamá e Reino Unido (países onde o arroz já tem sua marca consolidada e mercado em alta); 2º Incentivo a Abertura de Barreiras: Colômbia, México e China (países que apresentam limitações em relação às importações do Brasil, devido a barreiras sanitárias ou tarifárias).

Por fim, esse projeto teve início em 2013, mas tornou-se efetivo a partir de 2016/2017. Segundo Gustavo Ludwig, gerente do Brazilian Rice, esse movimento tem gerado resultados significativos para o Brasil e para as empresas que fazem parte desse programa, podendo destacar o aumento de 58% em relação ao desempenho e crescimento da exportação na indústria de arroz, em 2016. Também apresenta resultados positivos da importação do mesmo no Peru (crescimento de 22,2% em dólares e 39,3% em toneladas em 2016) e nos Estados Unidos (alta de 128% em dólares e 324% em toneladas em 2016). (Ap Trade, 2016)

Autora: Paloma Regina

Imagem: Freepik


 Referências:

AP TRADE – IMPORTAÇÃO. Arroz brasileiro: exportação é o foco das atividades do projeto Brazilian Rice. Publicado em 25 de julho de 2016. Disponível em <http://aptrade.com.br/noticias/arroz-brasileiro-exportaacaao-ae-o-foco-das-atividades-do-projeto-brazilian-rice> Acesso em 05 de agosto de 2017.

POSTRAL APEX BRASIL. Brazilian Rice define mercados prioritários para Exportações. Publicado em 28 de julho de 2017. Disponível em <http://www.apexbrasil.com.br/Noticia/BRAZILIAN-RICE-DEFINE-MERCADOS-PRIORITARIOS-PARA-EXPORTACOES> Acesso em 05 de agosto de 2017.

Add comment