BLOG CONEX

Bem-vindo ao Blog CONEX, sua fonte de informação sobre o mercado internacional.

Oportunidades de Negócios no Setor de Bebidas Quentes nos Emirados

Oportunidades de Negócios no Setor de Bebidas Quentes nos Emirados

Os Emirados Árabes Unidos têm uma economia aberta com alta renda per capita e um superávit comercial anual considerável. Os esforços bem sucedidos na diversificação econômica reduziram a parcela do PIB do setor de petróleo e gás para 30%. Em virtude, também, do seu plano estratégico para os próximos anos se concentrar na diversificação econômica, promovendo os Emirados Árabes Unidos como um polo global de comércio, eles são considerados um mercado muito atraente para a importação de bebidas quentes brasileiras.

Para entender melhor esse mercado, a bebida que mais é vendida por lá é o café. Esse produto será responsável por 74,2% do consumo de bebidas quentes nos Emirados Árabes Unidos até 2019. Além disso, as vendas de café no país árabe devem passar de US$ 774,5 milhões em 2015 para US$ 1 bilhão em 2019. Portanto, devido à diversidade de regiões ocupadas pela cultura do café, o Brasil produz tipos variados do produto, fato que possibilita atender às diferentes demandas mundiais, referentes ao paladar e até aos preços.

Assim como, segundo o estudo realizado pela Euromonitor para a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil), os consumidores do país preferem cada vez mais, consumir cafés instantâneos, tanto pela praticidade como pelos preços unitários mais baixos. Os jovens de alta renda no país têm cada vez mais, se interessado pelo café. O aumento da renda disponível, a população jovem e a globalização são fatores que impulsionam as vendas de bebidas quentes nos Emirados Árabes, ao mesmo tempo em que o aumento no número de estabelecimentos especializados dissemina o conhecimento sobre esses produtos. O consumo de café fresco registrou um crescimento médio anual de 10% entre 2012-2015 nos Emirados Árabes Unidos.

O chá também apareceu no levantamento como uma oportunidade de negócio. Os fabricantes estão introduzindo uma nova gama de sabores para atender aos consumidores que cada vez mais, veem o chá como alternativa mais saudável que o café. Os fatos apresentados provam que o mercado de bebidas quentes nos Emirados Árabes é uma ótima oportunidade para o empresário brasileiro e a CONEX pode te auxiliar nessa internacionalização.

Autora: Josemar Franco

Imagem: Freepik


 Referências:

APEX-BRASIL. “MERCADO DE CAFÉ E CHÁ NOS EMIRADOS ÁRABES UNIDOS”. Disponível em: <http://www.apexbrasil.com.br/Content/imagens/2c735f94-7dc2-41fe-a77a-bed594844337.pdf >. Acesso em: 02 de agosto de 2017.

Add comment