BLOG CONEX

Bem-vindo ao Blog CONEX, sua fonte de informação sobre o mercado internacional.

Maiores Problemas Enfrentados por Empresas nas Exportações

Maiores Problemas Enfrentados por Empresas nas Exportações

Os últimos 6 meses do ano de 2017 mostraram que a balança comercial brasileira está positiva (número de exportações maior que as importações), totalizando um aumento de 18,71%, segundo dados do Jornal O Globo. Porém, esse bom desempenho não significa diretamente que as empresas brasileiras estejam aptas a desempenhar a internacionalização de seus produtos.

Entre os principais fatores que dificultam os processos de exportações, as empresas destacam a burocracia no que tange a documentação e licenciamento de importação, gerenciamento de despachantes e classificação de produtos importador. Outro fator que impede o melhor desempenho da internacionalização é o mal uso das plataformas digitais e sistemas específicas para gestão de atividades de comércio exterior.

Ainda sim, no que diz respeito ao uso dos Acordos de Livre Comércio, uma pesquisa feita pelo site Exame indicou que apenas 6% informaram usar mais de 10 dos acordos disponíveis em seus países, o que indica que provavelmente estas empresas estejam pagando mais do que o necessário em tarifas e impostos e, como consequência, perdendo em competitividade no mercado internacional.

Sendo assim, para que o número de exportações do Brasil seja, além de crescente, um indicador da saúde das empresas brasileiras, faz-se necessário também um maior apoio por parte do governo, através de subsídios. Alinhado a isso, cabe às empresas procurar mais sobre o país de destino do produto antes de realizar o processo de internacionalização. Conte com a CONEX para facilitar esse processo e garantir uma internacionalização efetiva.

Autora: Giovana Carneiro

Imagem: Agência Brasil


 Referências:

CASTRO, José Roberto. Quais os principais obstáculos para as empresas que querem exportar. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/08/07/Quais-os-principais-obstáculos-para-as-empresas-que-querem-exportar>. Acesso em: 05 ago. 2017.

Add comment