BLOG CONEX

Bem-vindo ao Blog CONEX, sua fonte de informação sobre o mercado internacional.

China Expressa Interesse em Acordo de Livre Comércio com o Mercosul

China Expressa Interesse em Acordo de Livre Comércio com o Mercosul

O interesse chinês em um TLC (Tratado de Livre-Comércio) com o Mercosul, na verdade começa com o Uruguai. O país é proposito do governo chinês para abertura de uma associação estratégica entre os dois Estados. Assim, os governos pretendem, o quanto antes, iniciar o processo de negociação para a abertura de um tratado de livre comércio.

A entrada do Mercosul nesse processo se dá através das normativas do próprio bloco. O Uruguai como país parte do Mercosul é preciso cumprir algumas condições ou assinar alguns documentos para possibilitar um TLC. E em relação todos os países membros do bloco estariam incluídos caso o acordo tome prosseguimento, inclusive o Brasil.

Sobre essas negociações o diretor da região Ásia, África e Oceania do Ministério de Relações Exteriores uruguaio, Alberto Fajardo, ressaltou a possibilidade de um TLC ao apontar que “o desejo de todos os parceiros do Mercosul é o de, eventualmente, assinar um acordo comercial com a China”.

Autora: Jade Borges

Imagem: Gary Tamin


Referências:

DIB, Ana Cristina. China anuncia interesse na negociação de um acordo de livre comércio com o Mercosul. Disponível em: <https://www.comexdobrasil.com/china-anuncia-interesse-na-negociacao-de-um-acordo-de-livre-comercio-com-o-mercosul/>. Acesso em: 09 jul. 2017.

Add comment